domingo, 31 de janeiro de 2010

História da Escola

A História da EEFM Professor Acy de Jesus Neves Barros Pereira, se inseri na própria Historia do Professor Acy de Barros. A construção da escola foi realizada na administração do governador Alacid Nunes e do Secretário de Educação Professor Dionísio. O Terreno foi doado pelo 1ª COMAR, sob o comando do Major Brigadeiro Protássio Lopes de Oliveira. O local era baldio e servia de passagem (via de acesso) entre a passagem 1º de Setembro e Mucajá. O prédio onde hoje funciona a escola foi erguido com a finalidade de ser um hospital, mas a pressão feita pelos Centros Comunitários e CBB (Comissão dos Bairros de Belém) devido a carência de Escolas nesta área, mudou o plano do governo e, em 24/11/1979 foi inaugurada com o nome de EE de 1º Grau Professor Acy de Jesus Neves de Barros Pereira. Após a reforma de 1990 com a inclusão do Ensino Médio, com o curso de administração, a mesma denominou-se EE de 1º e 2º Graus Professor Acy de Jesus Neves de Barros Pereira. Até 1993 os alunos tinham acesso pelas duas passagens (1º de Setembro e Mucajá). Com a LDB de 20 de dezembro de 1996 a escola passou a denominar-se de EEFM Professor Acy de Jesus Neves de Barros Pereira.

Biografia do Prof. Acy de Jesus

O Sr. Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, nasceu no dia 27/02/1933, no município de Irituia, Estado do Pará, tendo sido um homem de notável valor, destacando-se em todas as Instituições em que trabalhou.

Foi professor de língua portuguesa em muitas escolas do Estado, exerceu a função de administrador escolar na EE Paes de Carvalho, onde também foi professor catedrático. Foi professor titular da UFPa. Membro do Conselho Estadual de Cultura; Primeiro secretário de Estado de Cultura Desporto e Turismo. Foi nomeado pelo governador Alacíd da Silva Nunes, Secretário de Educação, em 31/011966, permanecendo no cargo até 05/04/1971.Viajou pelos Estados Unidos realizando curso de extensão. Cursou a Escola Superior de Guerra além de ter participado de outros tipos de curso, encontros e seminários.

Em 30/04/1976, por Ato Governamental o Dr. Aloísio da Costa Chaves, voltou a ser nomeado Secretário de Educação onde exerceu até 15/03/1979, quando declinava o governo do Dr. Clovis Silva de Moraes Rego. O Professor Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, morreu em 30/03/1979. Seu corpo foi carregado, em carreata, pela Avenida Almirante Barroso onde foram feitas as homenagens póstumas pelos professores e estudantes.

A morte prematura enlutou os caminhos que percorreu deixando uma grande lacuna nas atividades que fazem à educação de nosso Estado.